- …
- …
SALA DE AULA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Caro professor, cara professora,
Todo mundo já sabe que o tema da convivência é um conteúdo da escola de crianças pequenininhas até a universidade, não é?
No Brasil, já temos uma lei que determina que crianças, adolescentes e adultos tenham nas escolas o DIREITO de aprender a conviver e, assim, resolver seus conflitos sem agressão, sem submissão à vontade do outro, sem humilhar, sem ser humilhado. Temos também uma Base Nacional Comum Curricular que mostra bem que as questões de convivência são imprescindíveis.
Diante disso, dois grupos de pesquisa – o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Araraquara-Unicamp) e o GEPEDEME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação – Unesp/Bauru) uniram forças para construir um projeto de ensino que buscasse fazer uma análise profunda dos documentos brasileiros e os conteúdos intencionais curriculares sobre o tema da convivência. Esse projeto ainda não está pronto.
Contudo, considerando o momento em que estamos vivendo e o quanto nossos meninos e meninas estão precisando falar de si e das suas relações interpessoais, preparamos algumas atividades remotas assíncronas e síncronas para auxiliar docentes do Brasil todo nesta tarefa.
As atividades foram pensadas para atender aos objetivos da BNCC e a conteúdos fundamentais da temática da convivência para esse momento.
Esperamos contribuir com essa demanda tão urgente de formar pessoas e, hoje, mais do que nunca, pessoas que estejam bem consigo e com os outros...
Sintam-se todos abraçados,
Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta
Profa. Dra. Rita Melissa Lepre
Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha
Coordenação do Projeto
Mestrandas e mestrando:
Mário Fioranelli Neto
Fernanda Issa de Barros Farhat
Talita Bueno Salati Lahr
Natália Cristina Pupin Santos
Lídia Morcelli Duarte
Larissa Di Genova Boni
Ana Luiza Aparecida de Matos
Tatiane Cristine do Espírito Santo Nakahodo
Doutorandas e doutorando:
Raul Alves de Souza
Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim
Darlene Ferraz Knoener
Deise Maciel de Queiróz
Elvira Maria Portugal Pimentel Ribeiro Parente
Danila Di Pietro Zambianco
Demais pesquisadores:
Vitória Hellen Holanda Oliveira
Gabriela Eduarda do Amaral
Laura Nunes Viana
Jamile Oliveira Santana Souza
Érica Vanessa Rubens
Para crianças de 0 a 3 anos
Tema: Conhecimento de si e do outro a partir das interações com os pares e com os adultos
Proposta 01
As estrelas e suas emoções
OBJETIVO: Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções, por meio da linguagem verbal e não-verbal.
Proposta 02
As estrelas da turma
OBJETIVO: Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções, por meio da linguagem verbal e não-verbal.
Proposta 03
Jogo da Memória - para crianças de 03 anos
OBJETIVO: Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções, por meio da linguagem verbal e não-verbal.
Tema: Reflexão sobre Valores Morais
Proposta 01
Teatro de Fantoches
OBJETIVO: Vivenciar situações em que os valores morais estejam presentes.
Para crianças de 4 e 5 anos
Tema: Conhecimento de si e do outro a partir das interações com os pares e com os adultos
Proposta 01 - Assíncrona - para fazer com as famílias
Jogo da memória do que sentimos
OBJETIVO: Promover o autoconhecimento e o respeito às diferenças; Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou autoridade; Vivenciar experiências de ouvir como o outro se sente.Proposta 02
Ai que saudade que eu tô!
Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções: (tristeza, raiva, alegria...), por meio da linguagem verbal e não-verbal.Proposta 03
Jogo da Memória do que sentimos
OBJETIVOS:
- Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou autoridade.
- Vivenciar experiências de ouvir como o outro se sente.
Proposta 04
Roleta dos Sentimentos
OBJETIVOS:
Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções: (tristeza, raiva, alegria...), por meio da linguagem verbal e não-verbal.
Tema: Reflexão sobre Valores Morais
Proposta 01
Baú do Tesouro
OBJETIVO:
- Vivenciar situações em que os valores morais estejam presentes.
- Reconhecer e nomear os valores morais presentes nas situações cotidianas.
Proposta 02
Contação de história - A galinha ruiva
OBJETIVO:
- Vivenciar situações em que os valores morais estejam presentes.
- Reconhecer e nomear os valores morais presentes nas situações cotidianas.
Tema: Indícios de Sofrimento Emocional
Proposta 01
Monstro das Cores
OBJETIVO:
Transformar em palavras o que sentem (ansiedade, tristeza, medo, esperança etc.) ou por meio de outras formas de representação (desenhos etc.)
Proposta 02
Pata de Elefante
- Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções: (tristeza, raiva, alegria...), por meio da linguagem verbal e não-verbal;
- Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou um adulto (familiar ou professor/a);
- Transformar em palavras o que sentem (ansiedade, tristeza, medo, esperança etc.) ou por meio de outras formas de representação (desenhos etc.)
© 2021. site criado pela tambor comunicação