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Escolas participantes
As escolas pioneiras deste trabalho no Brasil contam um pouco da sua história aqui.
Conheça cada uma delas.Centro Educacional Pioneiro
São Paulo/SP
Colégio Agostiniano
São José"
São José do Rio Preto/SP
Colégio Arcoverde - unidade Valença
Valença/RJ
Colégio Carbonell
Guarulhos/SP
Colégio Farroupilha - Correia Lima
Porto Alegre/RS
Colégio Farroupilha -
Três Figueiras
Porto Alegre/RS
Colégio Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville
Santa de Parnaiba/SP
Colégio Ilimit
Americana/SP
Colégio Integrado - Unidade Jaó
Goiânia/GO
Colégio Master Bezerra
Fortaleza/CE
Colégio Master Sul
Fortaleza/CE
Colégio Perfil
Lauro de Freitas/BA
Colégio pH Barra da Tijuca
Rio de Janeiro/SP
Colégio pH Botafogo
Rio de Janeiro/RJ
Colégio pH Freguesia
Rio de Janeiro/SP
Colégio pH Icaraí
Niterói/SP
Colégio pH Piratininga
Niterói/RJ
Colégio pH Recreio
Rio de Janeiro/SP
Colégio pH Tijuca
Rio de Janeiro/SP
Colégio Rainha da Paz
São Paulo/SP
Colégio Santo Agostinho
Belo Horizonte /MG
Colégio Santo Agostinho
Nova Lima/MG
E.E. Antônio Vieira Campos
Sorocaba/SP
EE Maria Esther Bueno
Campinas/SP
EM José Avelino de Melo
Poços de Caldas/MG
EMEB Profª Esther Vianna Bologna
Batatais/SP
Escola Beit Yaacov
São Paulo/SP
Escola Comunitária de Campinas
Campinas/SP
Escola Experimental de Salvador
Salvador/BA
Escola João Paulo I
Feira de Santana/BA
Escola Projeto Vida
São Paulo/SP
Escola Villare
São Caetano do Sul/SP
Externato São José
Atibaia/SP
NEI - Fundação Romi
Santa Bárbara do Oeste/SP
Stance Dual School
São Paulo/SP
Conheça um pouco da história das escolas pioneiras da nossa rede!
Colégio Biocêntrico - Nova Odessa/SP
Nosso trabalho da Equipe de Ajuda começou no ano de 2017. A primeira formação foi de extrema importância para os trabalhos das aulas e alunos, instrumentalizando ao saber escutar, agir, estar atento aos colegas e sempre dispostos em acolher a todos.
As formações e encontros continuaram ao longo dos anos junto às ações da Equipe.
No período da pandemia, as meninas e meninos conseguiram trabalhar com os colegas por meio das Redes Sociais levando sempre o incentivo para que todas e todos pudessem contar uns com os outros.
Nem sempre as ações conseguem atingir o esperado, porém nossa equipe segue firme e acreditando na nossa proposta e nas pessoas.
Em 2022, foi formada uma nova equipe, com alguns que já faziam parte desde a primeira formação e de alunas e alunos novos. Após a equipe organizada, a formação com os educadores do GEPEM, fortaleceu mais ainda nosso compromisso e nosso querer fazer
Colégio Xingu - Santo André/SP
O trabalho com as Equipes de Ajuda foi iniciado em 2018 com a tutoria da diretora Viviane e a participação de 20 alunos. Em 2019, o Colégio estabeleceu a parceria com o GEPEM. Tivemos as formações com os tutores e alunos. Atualmente, o grupo é composto por 21 alunos e 3 tutores (Viviane, Elisa e Maria Clara). Temos 9 alunos dos sétimos anos, 8 alunas dos oitavos anos e 4 alunas do nono ano. São 4 alunos por turma, com exceção de um sétimo ano com 5 integrantes. Neste ano, devido à pandemia, não tivemos alunos representantes dos sextos anos. As reuniões acontecem semanalmente.
Colégio Rainha da Paz - São Paulo/SP
O trabalho com a Equipe de Ajuda se consolidou a partir de 2018 como uma das ações concretas da formação contínua que o Colégio realizou em parceria com o GEPEM/Unicamp, entre 2016 e 2018, envolvendo todas as professoras e professores do Anos Finais do Ensino Fundamental. A Equipe de Ajuda sempre esteve vinculada ao segmento do EFII sendo formada por 2 a 4 estudantes por sala, eleitos pelos próprios pares. Atualmente contamos com 43 estudantes de 6º a 9º anos que se reúnem semanalmente para planejar atividades, dialogar sobre situações observadas e participar de ações de formação.
Colégio Dom Bosco - Americana/SP
A Equipe de Ajuda do Colégio teve início em 2019, a partir da implantação das aulas de Convivência Ética que passaram a ser ministradas semanalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Atualmente fazem parte dela 39 alunas e alunos do 6º ao 9º ano, comprometidos com o “Espírito de Ajuda” na escola. As reuniões acontecem às sextas-feiras após o período de aulas. Nesses momentos conversamos sobre as situações que têm sido observadas na sala e em outros ambientes da escola e há uma troca de ideias e experiências sobre como podem ser realizados os próximos passos para ajudar nas situações apresentadas.
Além disso, a equipe desenvolve outras atividades como ajudar na recepção e acolhimento de novos estudantes, apresentar para a comunidade escolar o trabalho desenvolvido pela equipe no dia da Mostra de Projetos que ocorre anualmente na escola, além de outras atividades em parceria com as aulas de convivência, como o combate ao bullying e a prevenção ao suicídio.
NEI - Fundação Romi - Santa Bárbara D`Oeste/SP
Em 1993, foi criado o Núcleo de Educação Integrada, da Fundação Romi, que consistia num programa de educação complementar, para aluno de 7ª e 8ª série, do ensino fundamental das escolas públicas da cidade de Santa Bárbara d’Oeste. A partir de 2014 o Núcleo de Educação Integrada, começa a funcionar como escola de ensino regular, atendendo inicialmente alunos do 6º ao 9º ano. Em 2019, a escola amplia o seu atendimento, para a educação infantil, até o ensino médio. A escola está localizada em Santa Bárbara d’oeste, interior de São Paulo, e atende em média 750 alunos. Em março de 2019, iniciou a formação com o GEPEM dos professores e da equipe gestora para implementação de um programa de convivência e da Equipe de Ajuda. Em agosto de 2019 houve a formação inicial dos alunos para que pudessem auxiliar os colegas em relação as discriminações, exclusões e tristezas, presentes nas crianças e adolescentes no cotidiano escolar. Essas ações previnem formas de intimidações, acolhem os que passam por problemas e propõem a criação de um clima de confiança entre alunos e professores, a cooperação e empatia entre pares. A estrutura das aulas na Fundação Romi segue um modelo diferenciado, por meio do trabalho em grupo e da cooperatividade, o que favorece o acompanhamento dos membros da equipe de ajuda em relação aos problemas enfrentados pelos colegas. As ações na escola são pautadas no cuidado diário com o outro e valorização das habilidades de cada um.
Colégio Pequeno Príncipe - Ribeirão Preto/SP
Começamos os trabalhos com a formação da equipe de ajuda no início de 2019. Ficamos com 3 alunos de cada sala, como temos duas salas de cada ano do Fund 2, tínhamos 24 alunos na equipe. Saíram os 6 alunos que se formaram no final do ano passado, e este ano, com a pandemia não conseguimos finalizar o trabalho para a escolha dos alunos representantes do 6º ano, então temos atualmente 18 alunos no total, sendo 3 de cada sala, ou seja 6 de cada ano.
EMEF Antônio Palioto - Sumaré/SP
Em nossa escola, o trabalho com as Equipes de Ajuda teve início no primeiro semestre de 2019, com o Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano, temos 12 salas de E.F. II. Foi mais uma ação de nossa escola para o trabalho de combate ao bullying, preocupação sempre presente em nosso trabalho.Passamos por formações, reuniões de orientação do trabalho e então aplicamos as dinâmicas com os alunos para formação das Equipes de Ajuda.Em agosto, as Equipes de Ajuda - 12 equipes, uma por sala - foram constituídas e, participaram de formação e também do III Encontro Nacional das Equipes de Ajuda na UNICAMP.Fizemos reuniões mensais, com o intuito de orientar o trabalho das Equipes e guiar esses alunos à autonomia na condução deste trabalho.Em 2020, realizamos apenas uma reunião. Os alunos de 9º ano saíram e dos 6ºs anos chegaram para nós. Com o início da pandemia, infelizmente não foi possível dar o andamento desejado.
Escola Experimental - Salvador/BA
O GAP (Grupo de Apoio entre Pares) da Escola Experimental, Salvador-Bahia, surgiu em Agosto de 2017 com 12 integrantes e, desde então, permanece ativo, hoje com 19 membros atuando desde o grupo 5 da Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental I. Este grupo é formado por alunos e alunas do 4º e 5º anos dos turnos matutino e vespertino que tem por objetivo atuar frente a saúde da convivência escolar. Para isso, essas crianças passam por uma formação continuada sistemática sob responsabilidade da tutora Jamile Souza, vice-gestora da instituição, em parceria com Andressa Militão, a psicóloga escolar. Numa frequência quinzenal e durante 1h30min por encontro, o GAP reflete, discute e elabora ações com objetivo de manter a esfera de apoio e ajuda entre as crianças da comunidade escolar. Por se tratar do único grupo de ajuda de Fundamental I do Brasil, até então, o trabalho realizado com essas crianças se dá através de materiais utilizados para o Fundamental II dos quais passam por ajustes e adaptações pertinentes aos objetivos a serem alcançados para a faixa etária deste grupo. São suas principais ações: 1. Apresentar a escola e sua proposta para visitantes; 2. Aprimorar o olhar para crianças que possam estar vivendo algum nível de exclusão ou pouca integração; 3. Promover maior possibilidade de autoconhecimento e autorregulação para os próprios membros eleitos; 4. Prevenir situações como o bullying. Para atender esse objetivo, os membros do G.A.P. precisam se preparar para apoiar, escutar e refletir em situações difíceis entre pares e, através de dinâmicas de grupos, estudos de materiais direcionados e muitas discussões para pensar estratégias pertinentes, é que essa proposta terá contorno nas ações cotidianas de nossos alunos e nossas alunas.AQUI a página de convivência da escola.
Centro Educacional Pioneiro - São Paulo/SP
Começamos com as Equipes de Ajuda no Centro Educacional Pioneiro em 2021 em todo o Ensino Fundamental 2. São 3 séries por ano, portanto são 36 alunas e alunos que participam diretamente das formações, dos encontros constantes para conversar sobre o andamento do projeto e atentos para ajudar. Em função da pandemia, tudo ficou diferente, mas aos poucos, estamos nos adaptando e seguindo com o projeto que nos enche de inspiração e admiração.
Projeto Vida - São Paulo/SP
Desde sempre um dos pilares da PV (como somos carinhosamente chamados em nossa comunidade) foi incentivar nossos alunos a desenvolverem habilidade de lidar com conflitos... Realizar assembleias, praticar a escuta ativa, o respeito às divergências e a prática da empatia está em nosso DNA. Em 2019 iniciamos a formação da equipe pedagógica. 2020 nos atropelou e foi preciso deixar um pouquinho adormecida a formação da nossa equipe. No primeiro trimestre de 2021 iniciamos a formação dos alunos, consolidando nossa equipe de ajuda em agosto. Iniciamos nas séries finais do Ensino Fundamental com 32 alunos, aproximadamente 8 representantes de cada ano. Além das aulas de Projeto de Vida, semanalmente e para todos os alunos, a equipe de ajuda se reúne quinzenalmente por 1:30h, visando a formação continuada, as discussões de suas observações do período, a partilha de experiências e construção coletiva das estratégias de ação. É para nós uma grande alegria pertencer a este projeto e esperamos grandes trocas e parcerias com todas as outras equipes!
Antonio Vieira de Campos - Sorocaba/SP
A votação dos alunos ocorreram na primeira semana de Março. Foram escolhidos dois alunos por sala. Inicialmente vamos realizar o projeto com os alunos do ensino fundamental (6º,7º, 8º e 9º). Realizamos a nossa primeira reunião de formação com a Equipe de Ajuda no dia 17/03. A Equipe de Ajuda já está funcionando, com os alunos atendendo vários colegas. Estamos encomendando um uniforme diferenciado para eles com a identificação do projeto.
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