• SALA DE AULA

  • Olá Professora, olá Professor! Nesta sessão você encontra materiais que podem lhe ajudar na preparação e no suporte do planejamento pedagógico das aulas de Convivência em sua Escola.

    broken image
  • broken image

    Um currículo para a promoção da convivência ética e prevenção da violência

    O QUE É?

  • broken image

    Coleção Currículo & Convivência

    Um currículo para a promoção da convivência ética e prevenção da violência

     

  • broken image

    A Caixa de Cartas de Korczak e outras práticas reflexivas voltadas ao desenvolvimento moral de escolares do Ensino Fundamental I

    A escola é o lugar no qual vivenciamos intensamente as interações sociais que têm início no seio familiar. O ambiente escolar rico em multiculturalidade proporciona à criança sua relação com diferentes culturas e contextos sociais. Nesse sentido, diante de tantas diferenças existentes entre indivíduos heterogêneos em um local de convivência intensa surgem os conflitos, pelo simples fato de sermos pessoas com singularidades que se destacam quando somos colocados em espaços coletivos. Portanto, os conflitos na escola não devem ser vistos como prejudiciais, mas como caminho para se repensar o trabalho do professor na busca da construção de relações éticas e, consequentemente, do desenvolvimento moral desses indivíduos por meio da escuta, reflexão, diálogo, respeito mútuo e cooperação. Pensando em como realizar essa construção dentro da escola apresentamos neste e-book a Caixa de Cartas proposta por Janusz Korczak (1997), organizada com práticas pedagógicas reflexivas alinhadas aos estudos de Jean Piaget (1994) sobre o desenvolvimento moral da criança. Para tanto, conjuntamente com a Caixa de Cartas também apontamos algumas atividades propostas pelo grupo de pesquisa GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral), coordenado pela pesquisadora Luciene Tognetta em seu material complementar “Mapa de Mim” (2020) da coleção Coragem Moleque (2020). Este material percorre uma trilha necessária dentro dessa proposta de pesquisa apontando um percurso que parte do conhecimento de si, passando pelo reconhecimento do outro, pelas formas de identificar e comunicar o que se sente, chegando em seu percurso final na construção dos nossos valores em busca da convivência ética. Neste sentido este e-book tem por objetivo apresentar a aplicação da pesquisa prática que aconteceu em um contexto de sala de aula real, e que busca nortear estudantes e professores sobre a utilização da Caixa de Cartas alinhada as demais práticas reflexivas em busca do desenvolvimento moral dos estudantes.